O significado do termo Hidrolipodistrofia Ginóide é o seguinte: Hidro (de hidros) relativo à água; lipo (de lipos) relativo à gordura; distrofia - desordem nas trocas metabólicas do tecido e ginóide - mulher e forma.
Várias outras expressões são utilizadas para dar definição ao conjunto de alterações que ocorrem na Derme e no tecido subcutâneo, na região dos quadris, membros inferiores, abdome e parte látero-posterior dos braços da mulher e são eles: Lipodistrofia ginóide, lipodistrofia edematofibroesclerótica ou paniculopatia, mas nenhum é tão conhecido como CELULITE.
E esse termo tem gerado grande controvérsia, porque o sufixo "ite" significa inflamação, a qual não está presente nas alterações observadas nesta patologia. E mesmo sendo inadequado, o termo continua amplamente difundido entre leigos e profissionais.
A Hidrolipodistrofia Ginóide é uma afecção exclusivamente feminina que se inicia na puberdade e pode apresentar evoluções diferentes: caracterizada apenas por alterações na forma, de importância essencialmente estética, e outra, caracterizada por alterações mais sérias
Classificação
A Hidrolipodistrofia ginóide pode ser classificada de várias formas diferentes. Quanto a sua localização, pode ser:
- Generalizada: normalmente em mulheres obesas. É mais acentuada em membros inferiores e pode vir acompanhada de problemas circulatórios
- Regional: subdividida em três grupos:
- Em forma de bota, acometendo a região das pernas, perto dos maléolos (15% dos casos);
- Em forma de calça de montaria, acometendo a parte superior das coxas, quadris e glúteos (25% dos casos);
- Em forma mista, ou seja, os dois tipos anteriores (60% dos casos).
Quanto a sua consistência:
- Forma dura: acomete mulheres jovens que praticam esportes, mulheres com tecidos firmes e com um ótimo tônus muscular. Portanto mulheres malhadas também podem ter celulite; caracteriza-se por uma massa dura, aderida a planos profundos; quando comprimida observamos pele com aspecto de "casca de laranja"; sua distensão pode provocar o aparecimento de estrias, por ruptura das fibras elásticas da derme;
- Forma flácida: mulheres com antecedente hereditários de hidrolipodistrofia ginóide, vida sedentária e pouco tônus muscular: visível mesmo sem compressão.
- Forma edematosa: correspondente ao mais grave, frequentemente acompanhado de obesidade; os membros inferiores mostram aumento uniforme em sua forma, e o sinal de pele com aspécto de "casca de laranja" é precoce; sensação de peso nas pernas, dor e dificuldade de movimentação.
- Forma pura: acomete mulheres não obesas.
- Forma mista: qualquer miscigenação das formas anteriores.
Tratamentos estéticos em cabine (esteticista)
- Endermoterapia ou indermoterapia: trata-se de uma massagem mecânica realizada por vácuo suave, que utiliza roletes (endermo) ou bocais de vidro (indermo), realizando um processo de sucção e pressão profunda.
Auxilia na quebra dos nódulos de gordura, estimula a circulação superficial e linfática e modela o corpo.
é contra indicada em caso de flacidez e fragilidade dos vasos sanguíneos.
- Ultra - som: aparelho que emite ondas sonoras de baixa frequência, as quais rompem as células de gordura, estimulam as torcas metabólicas, ativam a circulação sanguínea. Indicada para qualquer grau de hidrolipodistrofia ginóide e gordura localizada.
- Drenagem linfática: são manobras de massagens que estimulam a ação do sistema linfático e o retorno venoso. Favorece a circulção do sangue, promove eliminação das toxinas e potencializa outros métodos (ultra-som, mesoterapia, etc.). Deve ser feita com rítmo lento e pressão suave, direção - proximal -medial- distal -proximal.
- Ionização: consiste na aplicação de uma corrente elétrica contínua que altera a permeabilidade da membrana celular, carregando os princípios ativos colocados sobre a pele e matabolizando-os dentro das células.
- Talassoterapia: procedimento que atua no equilíbrio ácido-básico do organismo, na respiração e nos processos enzimáticos. é reguladora da função cardíaca, da permeabilidade capilar e das trocas teciduais. Consiste na aplicação de bandagens umidecidas com princípios ativos marinhos contendo iodo, que ativam a circulação sanguínea, diminuem o tamanho dos adipócitos e melhoram o aspecto da pele.
Entre outros...
Sem comentários:
Enviar um comentário